Notícias

Aluguel ou financiamento: quando vale a pena optar por cada opção

Quer se mudar, mas está na dúvida entre aluguel ou financiamento? Confira neste artigo tudo o que você precisa saber sobre essas duas modalidades.

Comprar apartamento na planta: quais as grandes vantagens?

Ser proprietário de um imóvel é o seu sonho, mas quer saber as vantagens de comprar um imóvel na planta? Confira neste artigo as vantagens desse empreendimento

Imóvel novo: as vantagens de comprar e cuidados ao escolher o seu

Você já pensou em comprar um imóvel novo? Confira neste artigo todas as vantagens e desvantagens desses empreendimentos.

Caixa libera desconto de 25% a 50% em parcelas do financiamento imobiliário

A Caixa adotará a possibilidade de pagamento parcial das parcelas do financiamento imobiliário, em duas linhas de crédito: 25% por 6 meses e 50% por 3 meses A Caixa Econômica Federal (CEF) confirmou a medida que paralisa os pagamentos do financiamento imobiliário. O banco permitirá a retomada das parcelas mas de forma parcial, tendo um desconto de até 50%. A crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus, no mês de março, fez com que a Caixa suspendesse totalmente o pagamento do financiamento imobiliário. Sendo que aconteceram por três vezes, a prorrogação da medida, tendo 180 dias de suspensão.

A usucapião é uma forma de aquisição de propriedade pelo decurso do tempo, adquirida com posse mansa, pacífica e com ânimo de dono.

A usucapião extrajudicial é um procedimento que corre perante o Registrador de Imóveis. Foi prevista pioneiramente na lei 11.977/2009, com as modificações da lei 12.424/2011,porém com um procedimento complexo e com diversos requisitos. A novidade do Código de Processo Civil é a participação do Tabelião lavrando a Ata Notarial para o reconhecimento da usucapião. Quanto à competência do Tabelião, segundo a lei 8935/94, é de livre escolha das partes. Porém, deverá ser lavrada, a Ata Notarial, pelo tabelião da Comarca do Imóvel usucapiendo. Isso porque ocorre casos em que terá que se deslocar até o imóvel para tirar fotos, inquirir vizinhos, de modo a possibilitar a constatação da posse. Quanto ao Registro de Imóvel, o procedimento de reconhecimento será processado diretamente perante o Registrador com competência sobre o imóvel.


(Venda)

(Locação)