Quer se mudar, mas está na dúvida entre aluguel ou financiamento? Confira neste artigo tudo o que você precisa saber sobre essas duas modalidades.
Ser proprietário de um imóvel é o seu sonho, mas quer saber as vantagens de comprar um imóvel na planta? Confira neste artigo as vantagens desse empreendimento
Você já pensou em comprar um imóvel novo? Confira neste artigo todas as vantagens e desvantagens desses empreendimentos.
A usucapião extrajudicial é um procedimento que corre perante o Registrador de Imóveis. Foi prevista pioneiramente na lei 11.977/2009, com as modificações da lei 12.424/2011,porém com um procedimento complexo e com diversos requisitos. A novidade do Código de Processo Civil é a participação do Tabelião lavrando a Ata Notarial para o reconhecimento da usucapião. Quanto à competência do Tabelião, segundo a lei 8935/94, é de livre escolha das partes. Porém, deverá ser lavrada, a Ata Notarial, pelo tabelião da Comarca do Imóvel usucapiendo. Isso porque ocorre casos em que terá que se deslocar até o imóvel para tirar fotos, inquirir vizinhos, de modo a possibilitar a constatação da posse. Quanto ao Registro de Imóvel, o procedimento de reconhecimento será processado diretamente perante o Registrador com competência sobre o imóvel.
Reclame
Aqui